Sessão de Relato de Caso


Código: RC078

Área Técnica: Neuroftalmologia

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Hospital de Olhos de Feira de Santana (CLIHON)

AUTORES

  • RAMON PUBLIO MARTINS (Interesse Comercial:NÃO)
  • Leonora Leal Marques (Interesse Comercial:NÃO)
  • Hermelino de Oliveira Neto (Interesse Comercial:NÃO)

Título

SINAL DO “TRILHO DE TREM” AUXILIANDO NO DIAGNOSTICO DE MENINGIOMA DA BAINHA DO NERVO OPTICO

Objetivo

Descrever o caso de uma paciente encaminhada para cirurgia de catarata, mas que teve o diagnóstico de Meningioma da Bainha do Nervo Óptico (MBNO)

Relato do Caso

ACSB, feminina, 71 anos, casada, dona-de-casa, encaminhada para realizar cirurgia de facectomia em OE, queixava-se de diminuição de AV atribuída à catarata no mesmo olho. Apresentava AV c/c em OD de 20/25 (+4,00DE) e em OE de 20/60 (+5,25DE). À MOE tinha leve exotropia de OE e as versões eram normais. Os reflexos pupilares direto e consensual mostraram defeito pupilar aferente relativo em OE. À biomicroscopia observou-se catarata nuclear 1+/4+ e PIO de 13 mmHg em AO. O FO em OD era normal, e em OE notava-se disco óptico com diâmetro aumentado e com bordas pouco definidas (borradas) sugestivos de edema; vasos e mácula sem alterações. Exames de laboratório não tiveram alterações, o campo visual teve baixa confiabilidade, a angiofluoresceinografia revelou edema de papila no OE, e a TC de crânio e órbita revelaram bainha espessada do NO esquerdo, hiperdensa, circundando uma faixa central hipodensa (sinal do “trilho de trem”) intraorbital. A conclusão diagnóstica foi de MBNO. Foi encaminhada a um serviço de referência para avaliar possibilidade de Radioterapia, onde decidiu-se, em concordância com a paciente, por conduta conservadora, com avaliações clínico-radiológicas periódicas.

Conclusão

O diagnóstico do caso para a baixa de visão, defeito pupilar aferente relativo, edema de DO unilateral e sinal do “trilho de trem” foi de neuropatia compressiva por MBNO. O sinal tomográfico citado, apesar de não patognomônico, é sugestivo de MBNO e pode auxiliar no diagnóstico, que é clínico-radiológico e raramente necessita de estudo histopatológico para confirmação. A descrição do caso demonstra ainda a importância do exame oftalmológico completo, incluindo a MOE, reflexo pupilar e análise do DO em pacientes com programação para cirurgia de catarata, visto que esses exames foram importantes para o raciocínio diagnóstico da paciente.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás