Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: TL13

Área Técnica: Refração

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Hospital geral universitário - UNIC
  • Secundaria: OFTALMOCENTER SANTA ROSA

AUTORES

  • CELSO MARCELO CUNHA (Interesse Comercial:SIM)
  • RENATO JOSÉ BETT CORREIA (Interesse Comercial:NÃO)
  • JÉSSICA TEIXEIRA CUNHA (Interesse Comercial:NÃO)

Título

CONTROLE DA PROGRESSÃO DA MIOPIA COM ATROPINA 0,025%

Objetivo

Demonstrar a eficácia do uso do colírio de atropina 0,025% em crianças míopes, no Brasil, para a diminuição da progressão da miopia.

Método

Realizou-se estudo prospectivo em 60 pacientes do Hospital Geral Universitário e Oftalmocenter Santa Rosa - Cuiabá - MT, com idades entre 6 e 12 anos, com equivalente esférico da refração entre -1,00 a -6,00 DE, refração cilíndrica < -1,00 DC e taxa de progressão anual de 0,50 DE (ou maior). Efetuou-se exame oftalmológico geral, incluindo refração sob cicloplegia com ciclopentolato 1% e tropicamida 1%. Avaliou-se, ainda, a topografia corneana e a medida do diâmetro anteroposterior do globo ocular (DAP). Os pacientes foram divididos em dois grupos em que o grupo 1 recebeu o colírio de atropina 0,025% todas as noites, e o grupo 2 recebeu colírio lubrificante. Em ambos os grupos, prescreveu-se a refração total com lentes fotossensíveis. Nova avaliação foi realizada um ano após. O teste T Student pareado foi utilizado para comparação das medidas.

Resultado

Das 60 crianças, 30 foram do grupo 1 com idade média de 8,3 ± 1,75 anos, e o grupo controle com idade média de 8,17 ± 1,73 anos. Treze (43,33%) e 16 (53,33%) eram do sexo masculino nos grupos 1 e 2, respectivamente. O grupo 1 revelou menor progressão da miopia (grupo 1: 0,32 ± 0,13D, grupo 2: 0,63 ± 0,22D) e menor crescimento do DAP em relação ao grupo controle (grupo 1: 0,21 ± 0,11mm, grupo 2: 0,37 ± 0,13mm). Houve diferença estatisticamente significativa (P<0,05) entre o grupo tratado e o controle em relação à refração e ao crescimento DAP. A topografia não teve mudança estatisticamente significativa.

Conclusão

A atropina em baixas concentrações foi eficaz em diminuir a progressão da miopia em 48% desta população estudada por 1 ano. No entanto, estudos com maior número de participantes, maior follow-up, e em diversas regiões do Brasil poderiam demonstrar melhor esse fato.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás