Código: RC008
Área Técnica: Cirurgia
ZETAPLASTIA SIMPLIFICADA PARA CORREÇAO DE EPICANTO IATROGENICO
Relatar um caso de epicanto após exérese de tumor em região de canto medial à esquerda e blefaroplastia utilizando técnica de zetaplastia simplificada.
Paciente encaminhada para o departamento de plástica ocular da Santa Casa de Belo horizonte para avaliação de dermatocalase e blefaroplastia. Ao exame: Apresentava tumoração em região medial à esquerda, realizado biopsia e resultado anatomopatológico de Carcinoma Basocelular, com margens livres. Após procedimento paciente evoluiu com epicanto em região medial à esquerda.
O epicanto é uma prega semilunar de pele, cuja concavidade está direcionada para o canto interno das pálpebra. O epicanto medial é uma prega cutânea resultante da anormalidade do musculo orbicular e outras estruturas da região medial. É muito comum em pessoas de ascendência oriental, e pode estar presente em 50 -70% desta população. Duke- Elder classificou o epicanto em quatro tipos: supraciliar, palpebral, tarsal e inverso. Existem varias técnicas para correção cirúrgica do epicanto, podemos citar algumas: Z-epicantoplastia, W-epicantoplastia, YV-epicantoplastia, retalhos de mustardé. Neste caso em especificado utilizamos a técnica de Z-epicantoplastia usada em orientais. A técnica consiste em: realizar dois flaps na vertical, retirar o excesso do musculo orbicular e remover a causa da deformidade. Então suturar o ligamento superficial para corrigir o mau posicionamento do canto medial e melhor posiciona-lo. Podemos concluir que essa técnica é fácil e pode ser usada em vários casos, tanto em epicanto de pacientes de descendência asiáticas como em casos de epicanto iatrogênico. Assim mostramos mais uma técnica cirúrgica simples para facilitar e aumentar as opções de cirurgias para correção de epicanto iatrogênico .