Código: RC121
Área Técnica: Plástica Ocular
SINDROME DE AICARDI: VISAO ALEM DA OFTALMOLOGIA
Evidenciar a importância da avaliação global do paciente pelo profissional especialista, a fim de reduzir os riscos da atual segmentação da medicina.
Paciente de quatro meses de idade, sexo feminino, encaminhada para avaliação de proptose do olho esquerdo (OE) progressiva desde o nascimento. Relato de convulsões e acompanhamento com pediatra da unidade básica de saúde, mas sem diagnósticos de patologia de base. Avaliada por oftalmologista, que a encaminhou para o Hospital São Geraldo, serviço de referência em oculoplástica. Ao exame, percebeu-se que, além da proptose axial do OE, a paciente apresentava hipotonia acentuada dos membros e retardo do desenvolvimento físico e mental. A fundoscopia evidenciou atrofia da coriorretina em polo posterior do olho direito, coloboma do nervo óptico e defeitos lacunares de coróide bilaterais. Realizada ressonância magnética do encéfalo que evidenciou agenesia do corpo caloso, microftalmia OE com cisto colobomatoso retrobulbar. Definido o diagnóstico de síndrome de Aicardi, iniciou-se acompanhamento e controle das crises epilépticas (síndrome de West). A equipe multidisciplinar proporcionou orientação adequada e apoio à família, com aconselhamento genético e tratamento especializado.
A síndrome de Aicardi é uma condição neurológica rara e debilitante, quase exclusiva do sexo feminino, com incidência de aproximadamente quatro mil casos no mundo. É definida pela tríade: agenesia ou disgenesia do corpo caloso, espasmos infantis e defeitos lacunares da coróide. O prognóstico é reservado e a resposta ao tratamento com drogas anti-epilépticas é pobre. Apesar de recebida assistência médica especializada desde o nascimento, o grave quadro neurológico exibido não foi investigado. Este caso demonstra como o profissional especialista, quando capacitado para avaliar o paciente de maneira global, interfere diretamente em sua qualidade de vida.