Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P50

Área Técnica: Glaucoma

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Hospital de Clinicas de Porto Alegre
  • Secundaria: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

AUTORES

  • ANNE ELISE CRUZ DO CARMO CHAVES (Interesse Comercial:NÃO)
  • CAMILA ZANELLA BENFICA (Interesse Comercial:NÃO)
  • PAULO AUGUSTO ARRUDA MELLO (Interesse Comercial:NÃO)
  • FABIO LAVINSKY (Interesse Comercial:NÃO)

Título

COMPARAÇAO DA AREA TECIDUAL PRE-LAMINA CRIBROSA E CAMADA DE FIBRAS NERVOSAS PERIPAPILAR USANDO TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA DE DOMINIO ESPECTRAL.

Objetivo

Avaliar a área de tecido pré-lamina cribrosa (ATPL) usando o sistema de imagem profunda realçada (Enhanced depth imaging - EDI) da tomografia de coerência óptica de domínio espectral (SD-OCT) e comparar à média da camada de fibras nervosas retiniana em círculo peripapilar.

Método

Trata-se de estudo transversal. Foram avaliados 140 olhos, sendo 122 olhos de 81 pacientes com diagnóstico de glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA) e 18 olhos de controles. Foi utilizado o SD-OCT Spectrallis Heildeberg Engineering para avaliação de CFNR e ATPL. Para análise de ATPL foi obtido corte vertical EDI da área de escavação (escala 1:1) e determinada a área utilizando a linha hiperreflectiva da lamina cribrosa como limite posterior, uma linha vertical bilateral a partir dos limites de extensão da escavação ao nível da membrana de bruch como limite lateral e o fim da refletividade tecidual como limite anterior. Os pacientes foram avaliados quanto ao desvio médio (MD) na perimetria computadorizada, utilizando Perimetro Humphrey – Zeiss (estratégia SITA-Standard 24-2). A CFNR foi dividida em quartis utilizando o Teste de Kruskal-Wallis de acordo com a espessura da CFNR: 1-<68um, 2-68 a 84um, 3-85 a 95um e 4->95um. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o programa Statistical Package for Social Sciences - SPSS 2.0.

Resultado

A média da ATPL foi de 0.16mm² (0,01-0,53mm²). A média do MD foi -7,63dB, a sua correlação com a ATPL foi r=-0.382. A média de ATPL de acordo com os 4 grupos de CFNR foi: 0,20mm², 0,16mm², 0,13mm² e 0,11mm² respectivamente, com diferença estatisticamente significativa entre os grupos (p<0,002), sendo entre os grupos 1 e 3 (p<0,017) e entre os grupos 1 e 4 (p<0,003).As diferenças entre os outros grupos não mostraram significância estatística.

Conclusão

No presente estudo evidenciou-se um aumento significante da ATPL em pacientes com perda avançada de CFNR, mostrando o potencial da medida da ATPL como um parâmetro adicional útil na avaliação multimodal de imagem de nervo óptico na propedêutica do glaucoma.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás