Sessão de Relato de Caso


Código: RC151

Área Técnica: Retina

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Instituto Suel Abujamra

AUTORES

  • LEOPOLDO ERNESTO OITICICA BARBOSA (Interesse Comercial:NÃO)
  • Leandro Pocay Alves Silva (Interesse Comercial:NÃO)
  • André Beckenkamp (Interesse Comercial:NÃO)

Título

MACROANEURISMA ARTERIAL RETINIANO - RELATO DE CASO

Objetivo

Descrever um caso com diagnóstico de Macroaneurisma Arterial Retiniano, com ênfase no resultado do tratamento com injeções intra-vítreas de anti-VEGF e Fotocoagulação no macroaneurisma

Relato do Caso

Paciente do sexo feminino,60 anos,hipertensa,atendida com queixa de BAV súbita em OD há 6 meses. Ao exame: AV S/C: OD: CD 0,4 m OE: 20/30. BM OD: Fácica OE: Fácica. PIO:10/12 mmHg. FO OD: Extensas áreas de exsudação intrarretinianas,acometendo toda área macular e área nasal ao DO.Edema macular importante e macroaneurisma em arcada temporal inferior.OE: DN. OCT OD: líquido intrarretiniano e perda das estruturas da retina interna. AngioF OD: na fase venosa precoce mostra hiperfluorescência do macroaneurisma e na fase tardia mostra um aumento na hiperfluorescência decorrente de vazamento. CD: 3 injeções de anti-VEGF em OD e FC no macroaneurisma. Após 3 doses e FC, paciente retornou com melhora da AV (20/600), com redução do edema macular.FO apresentava exsudatos duros no PP,discreto edema macular.No OCT: pouco liquido intrarretiniano,com área de fibrose na retina interna. Conduta seguimento clínico.

Conclusão

Macroaneurismas arteriais da retina ( RAMs) são ectasias adquiridas na maioria das arteríolas retinianas. Achados sistêmicos associados com frequência são hipertensão, arteriosclerose generalizado e anomalias lipídicas. Após a formação, um período de exsudação ou hemorragia ativas ocorre na parede mal formada do vaso e é seguido por involução espontânea do vaso anômalo. Dependendo da localização e atividade,complicações exsudativas ou hemorrágicas que envolvem a mácula podem causar comprometimento visual significativo e danos estruturais no tecido retiniano. O seu tratamento é um assunto controverso, dado a maioria regredir espontaneamente com bom prognóstico visual e os procedimentos terapêuticos não serem isentos de risco.Contudo, nos casos sintomáticos, com envolvimento macular secundário a hemorragia, edema ou exsudado, o tratamento pode ser ponderado.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás