Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P07

Área Técnica: Catarata

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

AUTORES

  • BARBARA ARAUJO OLIVEIRA FREIRE (Interesse Comercial:NÃO)
  • Manuela Oliveira Gomes Bacelar (Interesse Comercial:NÃO)
  • Virgínia Laura Lucas Torres (Interesse Comercial:NÃO)
  • Karine Lustosa Augusto (Interesse Comercial:NÃO)

Título

COMPARAÇAO ENTRE A BIOMETRIA DE COERENCIA OPTICA E A BIOMETRIA ULTRASSONICA MODO B NA CIRURGIA DE CATARATA

Objetivo

Comparar a biometria de coerência óptica com biometria ultrassônica guiada pelo modo B com métodos de imersão e pseudoimersão no pré-operatório da cirurgia de catarata.

Método

Estudo observacional, prospectivo, descritivo com componente analítico. Foram avaliados 52 pacientes, entre 46 e 86 anos, da Fundação Altino Ventura (Recife-PE) que seriam submetidos à cirurgia de catarata entre 2014 e 2016. Os pacientes foram submetidos à ultrassonografia (USG) no modo B-Biometry (Ultrascan, Alcon, Inc) em imersão e pseudoimersão e biometria de coerência óptica (IOL Master, Zeiss, Inc) para medição dos diâmetros intraoculares (diâmetro axial e diâmetro da câmara anterior).

Resultado

Os diâmetros da câmara anterior foram de 3,11 ± 0,50mm, 3,35 ± 0,46mm e 3,49 ± 0,65mm nos métodos da biometria de coerência óptica, ultrassonografia modo-B em imersão e ultrassonografia modo-B em pseudoimersão, respectivamente. As medidas do diâmetro anteroposterior (DAP) foram 23,27 ± 1,78mm, 23,34 ± 1,70mm e 23,31 ± 1,69mm nos métodos da biometria óptica, ultrassonografia modo-B imersão e ultrassonografia modo-B em pseudoimersão, respectivamente. Não houve diferença estatisticamente significante nos diâmetros calculados nos dois métodos ultrassonográficos (p=0,054 para o diâmetro da câmara anterior e p=0,148 para o DAP). No entanto, não foi visto concordância nas medidas entre a coerência óptica e as ultrassonográficas (p<0,001 no diâmetro da câmara anterior e p=0,003 no DAP).

Conclusão

Não houve concordância entre as medidas biométricas da câmara anterior e do comprimento axial obtidas pela biometria ultrassônica guiada pelo modo B em comparação com a biometria de coerência óptica. Os diâmetros intraoculares foram similares com ambos os métodos ecográficos (pseudoimersão e imersão). Desta forma, nos casos em que a biometria ultrassônica está indicada, o método pseudoimersão é uma alternativa confiável e mais confortável para o paciente.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás