Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P70

Área Técnica: Plástica Ocular

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

AUTORES

  • MAGNA VANESSA RODRIGUES DA SILVA (Interesse Comercial:NÃO)
  • MARINA FERREIRA ARRUDA CÂMARA (Interesse Comercial:NÃO)
  • TIAGO EUGÊNIO FARIA E ARANTES (Interesse Comercial:NÃO)
  • MARIA CECÍLIA REMÍGIO DE AGUIAR (Interesse Comercial:NÃO)

Título

QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A SAUDE E STATUS EMOCIONAL DE PACIENTES ANOFTALMICOS DA FUNDAÇAO ALTINO VENTURA

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida (QV) relacionada à saúde e o status emocional de pacientes anoftálmicos unilaterais em comparação com pacientes saudáveis não-anoftálmicos, através dos questionários SF-36 (Medical Outcomes Study 36-Item Short- Form Health Survey) e HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale).

Método

Estudo transversal com 32 pacientes da Fundação Altino Ventura (FAV), Recife-PE, no período de novembro de 2015 a fevereiro de 2016, sendo divididos em dois grupos de 16 participantes: grupo de estudo (pacientes com cavidade anoftálmica unilateral) e grupo controle (pacientes com os dois olhos saudáveis). A QV subjetiva foi pesquisada utilizando-se o questionário SF-36 e o status emocional foi avaliado através do HADS. As variáveis analisadas incluíram dados sócio-demográficos, os escores dos domínios do SF-36 (capacidade funcional, aspectos sociais, limitação por aspectos físicos, dor, saúde mental, aspectos emocionais, vitalidade e estado geral de saúde) e os resultados do HADS.

Resultado

A frequência de ansiedade pelos critérios do HADS foi semelhante nos grupos de estudo e controle (respectivamente, 25% e 13% - p=0,654); assim como a de depressão (respectivamente, 19% e 6% - p=0,600). O grupo de pacientes saudáveis de ambos os olhos apresentaram escores médios significativamente superiores em relação aos pacientes com cavidade anoftálmica nos domínios limitação por aspectos físicos (75,56 vs. 31,25 – p=0.007) e saúde mental (81,00 vs. 64,00 – p=0,047) analisados pelo SF-36.

Conclusão

A frequência de ansiedade e depressão avaliada pelo questionário HADS em pacientes com cavidade anoftálmica foi semelhante à do grupo controle. Pacientes com cavidade anoftálmica apresentaram menores escores nos domínios limitação por aspectos físicos e saúde mental do questionário SF-36 do que grupo controle.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás