Sessão de Relato de Caso


Código: RC126

Área Técnica: Refração

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PROF. IVO CORREA MEYER

AUTORES

  • JULIANA MORO (Interesse Comercial:NÃO)
  • PAULO RICARDO DE OLIVEIRA (Interesse Comercial:NÃO)
  • CARINA GRAZIOTIN COLOSSI (Interesse Comercial:NÃO)

Título

EXOTROPIA, ANISOMETROPIA E AMBLIOPIA EM FASE PLASTICA DE DESENVOLVIMENTO OCULAR: MANEJO DE DOIS CASOS NA PRIMEIRA INFANCIA

Objetivo

Manejo de dois casos, na correção da ambliopia por anisometropia e exotropia associadas, em primeira infância e com necessidade de uso de lente de contato associado a óculos, como recurso capaz de melhorar a acuidade visual, possibilitando o melhor tratamento da ambliopia.

Relato do Caso

Trata-se do manejo de dois pacientes na primeira infância, um do sexo feminino e outro do sexo masculino, que devido à fase plástica do desenvolvimento ocular, sofreriam prejuízos por serem portadores de anisometropia e exotropia. Acompanhamento iniciado no mês de fevereiro de 2015, no Curso de Especialização em Oftalmologia Prof. Ivo Correa-Meyer, que tiveram como opção a terapêutica combinada com lente de contato em olho com maior erro refracional e complementação de grau restante com óculos. Adaptados à prescrição combinada, foi realizada oclusão ocular conforme indicado para a idade. Ambos seguem em acompanhamento nos Setores de Córnea e Estrabismo.

Conclusão

A terapia combinada permitiu correção de erro refracional com melhora da acuidade visual, alinhamento ocular e controle da ambliopia. O manejo prévio à cirurgia corretiva de exotropia com a terapia indicada é uma alternativa a pacientes com anisometropia elevada.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás