Código: RC002
Área Técnica: Catarata
CATARATA SECUNDARIA A HIPOPARATIREOIDISMO
Relatar um caso de catarata bilateral em paciente jovem após ser submetida a tireoidectomia total e evoluir com hipoparatireoidismo .
M. A. F., 26 anos , Sexo feminino , com queixa de baixa acuidade visual há 5 meses . Paciente apresentava antecedente patológico de Carcinoma Folicular de tireoide tendo realizado tireoidectomia total há 10 anos . Ao exame oftalmológico : Acuidade visual s/c de conta dedos há 2 metros em ambos olhos ,c/c de 0,1 em OD e 0,3 em OE. Biomicroscopia :conjuntiva clara , córnea transparente ,catarata cortical 2+|4+ e subcapsular posterior 3+4+ em ambos olhos . Fundoscopia apresentava disco óptico corado com escavação fisiológica , mácula com brilho foveal preservado e retina aplicada .Foram solicitados exames de PTH e Cálcio sérico que resultaram 6 pg/ml ( vn:16-87 pg /ml) e 5,5mg/dl (vn:8,5-10,5 mg/dl) respectivamente. Foi realizado facoemulsificação com implante de lente intraocular em ambos olhos e encaminhada ao serviço de endocrinologia para tratamento e acompanhamento da hipocalcemia. Após 2 meses da cirurgia paciente apresentou AV de 20/20 em ambos olhos.
No hipoparatireoidismo, condiçäo em que há concentração insuficiente de hormônio paratireóideo (PTH), provoca distúrbio metabólico caracterizado por hipocalcemia e hiperfosfatemia e suas consequentes mainifestaçöes clínicas. A hipocalcemia após tireoidectomia total é uma complicação comum e ocorre entre 0 e 87% dos casos. A manifestaçäo ocular principal do hipoparatireoidismo constitui a formaçäo da catarata. A gênesi da catarata no hipoparatireoidismo parece estar ligada ao desequilíbrio iônico no cristalino causado pela hipocalcemia e presumivelmente a elevada concentração de fosfato e conduz a precipitação de fosfato de cálcio no cristalino . Apresentamos um caso de catarata bilateral em paciente jovem , secundária a hipoparatireoidismo, com melhora importante da AV após cirurgia . Nota-se a importância de investigar etiologia de catarata secundária e prevenir possíveis complicações sistêmicas futuras .