Código: RC062
Área Técnica: Neuroftalmologia
BORRAMENTO DE DISCO OPTICO ASSOCIADO A HIPOCALCEMIA
Relatar um caso clínico em que paciente apresenta borramento de disco secundário à hipocalcemia após tireoidectomia e paratireoidectomia, uma afecção pouco conhecida.
ACSS, 43 anos, feminina, com queixa de baixa acuidade visual bilateral (AV), progressiva e indolor. Apresentou AV CD 30 cm em OD e MM em OE. Biomicroscopia: câmara anterior rasa e catarata intumescente em AO. PIO:12/9 mmhg e não visualizava FO. As cirurgias foram realizadas sem intercorrências. Após 30 dias da última cirurgia, paciente retorna com irritação, hiperemia e BAV de OD. Em exame de FO, aprsenta retina aplicada com borramento de papila bilateral e exsudatos perimaculares em OE.Nesta consulta, paciente referiu que há 10 anos apresentou quadros semelhantes após tireoidectomia(vide imagens).Procurou atendimento com neurologista, e endocrinologista e foi solicitados alguns exames. Retorna após 1 mês com melhora dos sintomas, AV de 20/25 em AO. Neurologista sugeriu apenas acompanhamento. Ao exame mantinha borramento de papila em OE. Campo visual sem alterações. Durante seguimento, paciente mantinha BAV em OD associado a paralisia facial e sinais de tetania. Foi indicado internação clínica para controle da hipocalcemia severa. Após tratamento, houve melhora da AV. Encontra-se com AV de 20/20 em AO e fundoscopia com edema de papila nasal em AO discreto. Mantivemos em seguimento trimestral em conjunto com neurologia e endocrinologia.
Estamos diante de um quadro de edema de papila devido ao desequilíbrio do cálcio provocado por tireoidectomia prévia. Desta maneira, vale ressaltar a importância de uma anamnese detalhada para auxilio diagnóstico.