Sessão de Relato de Caso


Código: RC183

Área Técnica: Retina

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

AUTORES

  • JOSE LUIZ DE OLIVEIRA NETO (Interesse Comercial:NÃO)
  • JORDANE BENEDITO VARGAS DE OLIVEIRA (Interesse Comercial:NÃO)
  • RUBENS MURILO GIBAILE SOARES (Interesse Comercial:NÃO)

Título

VASCULITE RETINIANA ISOLADA EM PACIENTE COM HLA B27 POSITIVO

Objetivo

Relatar um caso de vasculite retiniana isolada em paciente HLA B27 positivo. Ressaltar a importância do trabalho em equipe de médicos de especialidades distintas no tratamento de doenças oculares.

Relato do Caso

ECS, feminino, 27 anos, branca e solteira. Sabidamente amblíope de olho esquerdo (anisometropia), procurou atendimento oftalmológico no dia 03/08/2015 com queixa de escotomas cintilantes há 3 semanas com piora progressiva e redução abrupta da visão de olho direito há 3 dias. Acuidade visual com correção: olho direito conta dedos a 1 metro e olho esquerdo 20/80. À fundoscopia de olho direito: embanhamento vascular difuso com hemorragias intrarretinianas, exsudatos algodonosos e edema macular; olho esquerdo: hemorragias discretas em região temporal superior. Angiofluoresceinografia evidenciou alterações sugestivas de vasculite retiniana intensa em olho direito e inicial em olho esquerdo. Encaminhada à reumatologia, que solicitou exames diagnósticos e iniciou pulsoterapia no dia 05/08/2015. Investigações de doenças sistêmicas, imunes e infecciosas foram realizadas; positividade somente para HLA B27. Apresentou melhora parcial de alterações retinianas de olho direito e regressão total do quadro de olho esquerdo. Evoluiu, entretanto, com áreas de isquemia retinana no final do mês de agosto e retinopatia proliferativa. Fotocoagulação a laser de áreas isquêmicas e aplicações seriadas de anti angiogênico em olho direito foram realizados. Reumatologia mantém tratamento com micofenolato. Paciente com acuidade visual de 20/400, quadro inflamatório e proliferativo estáveis no momento e em acompanhamento médico periódico.

Conclusão

O acompanhamento reumatológico associado ao oftalmológico é de suma importância para o melhor manejo de drogas imunossupressoras e auxílio na identificação de outras sintomatologias que possam surgir no decorrer dos anos.Este caso assemelha-se a outros poucos casos de vasculite retiniana isolada associada ao HLA B27 encontrados na literatura e abre precedentes a pesquisas futuras oftalmológicas e reumatológicas.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás