Código: RC164
Área Técnica: Retina
Oclusão de veia central da retina bilateral por Mieloma Múltiplo
Para a boa prática da Oftalmologia devemos sempre nos orientar pelos preceitos básicos da valorização da anamnese pois, através desta reforça a relação médico paciente ampliando a lista de diagnósticos diferenciais.
Os autores visam relatar um raro caso de oclusão de veia central de retina bilateral associado a Mieloma Múltiplo. M.F.M, Sexo feminino, 72 anos, branco, aposentada, ex trabalhadora de industria petrolífera, deu entrada em clínica oftalmológica em Santos-SP queixando-se de mancha escura em olho direito há 1 dia associado a cansaço. Feito diagnóstico de oclusão de ramo de veia central da retina temporal inferior esquerdo. Foi optado pelo acompanhamento mensal. Após 2 meses paciente retorna com quadro de baixa acuidade visual bilateral de início há 2 dias associado a fraqueza e dores lombares. Realizado exame oftalmológico e exames complementares foi constatado diagnostico de oclusão de veia central da retina associado à edema macular bilateral. A paciente foi referenciado ao hematologista que constatou o diagnostico de Mieloma Múltiplo e iniciado quimioterapia com esquema Cybord ( Ciclofosfamida, Bortezomibe, Dexametazona ) e Aciclovir em doses profiláticas. Foi optado por fazer fotocoagulação 360 graus e iniciar o esquema com Ranibizumabe com 1 dose mensal durante 3 meses em ambos os olhos. Durante o acompanhamento com exames complementares houve melhora da acuidade visual e dos sintomas.
Este caso demonstrado através de um quadro raro, salienta a importância do papel do oftalmologista no diagnostico de doenças sistêmicas. Por isso devemos sempre valorizar as queixas dos pacientes e referencia-los o mais precocemente possível, para assim evitar desfechos desfavoráveis.