Sessão de Relato de Caso


Código: RC173

Área Técnica: Retina

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Instituto Benjamin Constant

AUTORES

  • LEONARDO RABELLO CARNEIRO DE MESQUITA (Interesse Comercial:NÃO)
  • Rodrigo Massaroli (Interesse Comercial:NÃO)
  • Eduardo Morizot (Interesse Comercial:NÃO)

Título

RETINOPATIA POR RITONAVIR – RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar caso de paciente com sorologia positiva para HIV (sem critérios definidores de SIDA) em uso de Terapia Antirretroviral (TARV) de longa data com queixa visual progressiva e insidiosa bilateral. Discutir sobre diagnóstico presumível de retinopatia fármaco induzida por ritonavir.

Relato do Caso

JRA, 52 anos, masculino, vem ao Instituto Benjamin Constant com queixa baixa acuidade visual progressiva e insidiosa bilateral há 5 anos, com piora da visão central associado a nictalopia e discromatopsia. Ao exame oftalmológico, AV <0,05 AO e biomicroscopia sem alterações. Fundoscopia apresentando atrofia difusa de EPR bilateralmente, alteração de brilho macular bilateral associado à atrofia macular OD>OE. HIV positivo em tratamento com Lamivudina, Ritonavir, Lopinavir, Efavirenz e Tenofovir. Sem melhora em potencial macular. Realizado OCT macular, Retinografia colorida, Autofluorescência e angiografia fluoresceínica e CVC e ER com finalidade de complementação diagnóstica.

Conclusão

O caso traz a discussão de uma condição ainda pouco frequente e pouco relatada na literatura, porém de suma importância evidenciá-lo, visto o aumento da expectativa de vida de pacientes soropositivos em tratamento continuado com TARV e seus potenciais efeitos colaterais.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás