Código: RC173
Área Técnica: Retina
RETINOPATIA POR RITONAVIR – RELATO DE CASO
Relatar caso de paciente com sorologia positiva para HIV (sem critérios definidores de SIDA) em uso de Terapia Antirretroviral (TARV) de longa data com queixa visual progressiva e insidiosa bilateral. Discutir sobre diagnóstico presumível de retinopatia fármaco induzida por ritonavir.
JRA, 52 anos, masculino, vem ao Instituto Benjamin Constant com queixa baixa acuidade visual progressiva e insidiosa bilateral há 5 anos, com piora da visão central associado a nictalopia e discromatopsia. Ao exame oftalmológico, AV <0,05 AO e biomicroscopia sem alterações. Fundoscopia apresentando atrofia difusa de EPR bilateralmente, alteração de brilho macular bilateral associado à atrofia macular OD>OE. HIV positivo em tratamento com Lamivudina, Ritonavir, Lopinavir, Efavirenz e Tenofovir. Sem melhora em potencial macular. Realizado OCT macular, Retinografia colorida, Autofluorescência e angiografia fluoresceínica e CVC e ER com finalidade de complementação diagnóstica.
O caso traz a discussão de uma condição ainda pouco frequente e pouco relatada na literatura, porém de suma importância evidenciá-lo, visto o aumento da expectativa de vida de pacientes soropositivos em tratamento continuado com TARV e seus potenciais efeitos colaterais.