Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P27

Área Técnica: Córnea

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Hospital Oftalmológico de Sorocaba

AUTORES

  • LYCIA MARIA MARTINS PINHO PEDRAL SAMPAIO (Interesse Comercial:NÃO)
  • HENRIQUE MALAQUIAS POSSEBOM (Interesse Comercial:NÃO)
  • LETICIA FROSSARD ASSIS BOCHESSE (Interesse Comercial:NÃO)
  • NICOLAS CESARIO PEREIRA (Interesse Comercial:NÃO)
  • ADRIANA SANTOS FORSETO (Interesse Comercial:NÃO)

Título

INDICAÇOES DE TRANSPLANTE DE CORNEA E PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES ATENDIDOS NO PROJETO TRANSPLANTE DO HOSPITAL OFTALMOLOGICO DE SOROCABA

Objetivo

Avaliar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos no Projeto Transplante do Hospital Oftalmológico de Sorocaba (BOS) e identificar os principais diagnósticos e os tipos de transplante de córnea indicados em um serviço de referência nacional.

Método

Análise retrospectiva descritiva de 653 prontuários médicos dos pacientes atendidos no Projeto Transplante do BOS, no período de julho a dezembro de 2014. Variáveis como idade, sexo, procedência por estado, patologias encontradas, indicação de transplante de córnea e técnica cirúrgica sugerida, assim como procedimentos alternativos, foram avaliadas.

Resultado

Dos 653 pacientes atendidos, 324 (49,52%) eram do sexo feminino e 329 (50,38%) do sexo masculino. A idade média encontrada foi de 39 anos, sendo 13% entre 1 e 19 anos, 47% entre 20 e 39 anos, 20% entre 40 e 59 anos, e 20% acima de 60 anos. Em relação à sua origem, 39,5% eram de fora do estado de São Paulo. O principal diagnóstico foi ceratocone (58%), seguido por leucoma (11%), ceratopatia bolhosa (9%), Distrofias de córnea (Fuchs, 4%; e outras distrofias, 2%), e outras patologias (16%). Transplante de córnea foi indicado em 201 pacientes (31%), sendo penetrante (TP) em 68 casos (34%), lamelar anterior (DALK) em 65 (32%), cirurgia tríplice (TP com facectomia e implante de LIO) em 19 (9%), lamelar posterior em 37 pacientes (18%), sendo DSAEK em 17 (8%), facoemulsificação associada a DMEK em 12 (6%), e DMEK isolado em 8 (4%). Dentre aqueles sem indicação de transplante, 243 (54,6%) foram re-encaminhados para origem, 123 (27,6%) encaminhados para adaptação de lente de contato, e 66 (14,83%) para cirurgia de anel.

Conclusão

Como um dos maiores Bancos de Olhos do mundo, o BOS e seu hospital especializado recebem pacientes de todo o território nacional, na sua maioria jovens. A principal patologia referida é o ceratocone. O crescente número de indicações de transplantes lamelares em relação a anos posteriores foi confirmado, ultrapassando os penetrantes.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás