Código: RC080
Área Técnica: Oftalmopediatria
CISTINOSE NEFROPATICA: BIOMICROSCOPIA NO DIAGNOSTICO PRECOCE DE UMA DOENÇA SISTEMICA NA INFANCIA - SERIE DE CASOS.
Destacar a importância do exame oftalmológico com lâmpada de fenda no diagnóstico precoce da Cistinose Nefropática em crianças atendidas no ambulatório de Oftalmopediatria do Hospital Geral de Fortaleza.
A cistinose é uma doença metabólica autossômica recessiva causada pelo armazenamento intralisossómico de cistina em diversas células do organismo. Foram atendidos 6 pacientes no serviço de Oftalmopediatria do Hospital Geral de Fortaleza com faixa etária entre 1 e 5 anos, sem relato de baixa acuidade visual. Desses, 2 pacientes apresentavam queixa de fotofobia. Ao exame biomicroscópico, evidenciamos múltiplos cristais na córnea alongados, cintilantes e policromáticos bilateralmente. Os pacientes apresentavam diferentes manifestações sistêmicas decorrentes de distúrbios metabólicos e hidroeletrólicos pelo comprometimento renal, o que levou a suspeita principal de Síndrome de Fanconi em sua maioria. Os pacientes foram encaminhados ao serviço de pediatria de referência do Estado para prosseguir com tratamento clínico.
A suspeição da doença é estabelecida após a visualização dos cristais de cistina na córnea ou conjuntiva ao exame oftalmológico com lâmpada de fenda em consulta de rotina. Ressaltamos que se faz necessário o diagnóstico precoce nesses pacientes, visto a gravidade da doença na infância, proporcionando um tratamento específico eficaz.