Sessão de Relato de Caso


Código: RC092

Área Técnica: Oncologia

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte

AUTORES

  • ANA CAROLINA CANEDO DOMINGOS LIMA (Interesse Comercial:NÃO)
  • FERNANDA LYON FREIRE (Interesse Comercial:NÃO)
  • LORENA FIGUERÔA BRAGA (Interesse Comercial:NÃO)

Título

MELANOMA DE COROIDE EM PACIENTE OLHO UNICO : BRAQUITERAPIA X ENUCLEAÇAO

Objetivo

Relatar o caso de um paciente olho único atendido na urgência da Clínica de Olhos da Santa Casa de BH diagnosticado com melanoma de coroide e discutir a melhor opção terapêutica neste caso.

Relato do Caso

Masculino, 66 anos, caucasiano, queixa de BAV em OE há 04 meses, nega dor ocular e trauma. História Oftalmológica Pregressa: Glaucoma neovascular avançado em OD, FACO + LIO AO. Hipertenso, Diabético insulinodependente, Dislipidêmico. Ao exame: AV c/c = OD PL / OE 20/200. BIO: OD edema de córnea, neovasos irianos,CAF sem RCA, LIO transparente. OE edema leve de córnea, CAF com reação de câmara anterior 3+, LIO com opacificação de cápsula posterior. Fundoscopia e Mapeamento de Retina: OD Retinopatia Diabética Proliferativa / OE Retinopatia Diabética Proliferativa + Massa subretiniana temporal de coloração amarronzada sugestiva de melanoma de coroide. PIO: 48 / 13 . ECO-B: OE massa com configuração em cogumelo, região temporal, medindo 8,1 mm de altura e 8,5 mm de espessura apresentando escavação da coroide. TC de tórax, abdômen e crânio sem focos metastáticos.

Conclusão

O melanoma de coróide é o tumor primário intraocular maligno mais comum em adultos, embora seja um tumor raro, com incidência calculada em 6 casos por 1.000.000 de habitantes. O tratamento de melanomas pequenos e médios, mais utilizado é a braquiterapia ocular isolada ou associada à termoterapia transpupilar, já para lesões grandes com mais de 10 mm de altura e/ou 20-25mm no maior diâmetro da base o tratamento usual é a enucleação. Os últimos estudos mostram que não existe vantagem na sobrevida em relação aos diferentes tratamentos, dessa forma um fator importante na escolha terapêutica que deve ser considerada é o impacto na qualidade de vida do paciente. Portanto, em relação a este caso escolhemos como melhor opção terapêutica inicial a tentativa da braquiterapia devido ser um paciente olho único, sem metástases a distância, apesar de ser uma lesão média (8,1 mm de altura por 8,5 mm de espessura).


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás