Sessão de Relato de Caso


Código: RC073

Área Técnica: Neuroftalmologia

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Universidade Federal de Goiás

AUTORES

  • ISABELLA FRANCO BASTOS (Interesse Comercial:NÃO)
  • Alessandra Assis Severino Simas (Interesse Comercial:NÃO)
  • Tauan de Oliveira (Interesse Comercial:NÃO)

Título

OFTALMOPLEGIA E BAIXA ACUIDADE VISUAL ESQUERDAS SECUNDARIAS A MUCORMICOSE

Objetivo

Relatar achados oftalmológicos e imagens de um caso de oftalmoplegia à esquerda associada a redução da AV em paciente com mucormicose.

Relato do Caso

S.A.S., masculino, 29 anos, procedente de Goiânia. Internado com quadro de rinorréia purulento-hemorrágica há 40 dias, associada a dor periocular esquerda e cefaleia holocraniana. O que evoluiu, há 20 dias, com ptose e edema palpebrais, proptose, oftalmoplegia, BAV e redução de sensibilidade facial, tudo à esquerda. Ant. pessoais: DM I, DRC dialítica e transtorno bipolar. EF: mímica facial preservada, redução de sensibilidade em região de ramos oftálmico e maxilar do n. trigêmeo à esquerda, perfuração ampla de septo nasal. Exame de OE: ptose completa, edema palpebral e proptose leves, oftalmoplegia, média midríase arreativa, PIO 19, borramento leve de DO, microaneurismas e exsudatos duros exparsos, AV c/c 20/100. RNM: velamento dos seios etmoidal, maxilar e esfenoidal e aparente comprometimento da fossa pterigopalatina à esquerda, sugestivos de sinusopatia crônica por fungo. Realizados sinusectomia e AP: tecido necrótico com fragmentos ósseos, neutrófilos e grande quantidade de hifas largas septadas. Iniciado Anfotericina B EV, com pouca melhora do quadro clínico. TC crânio e órbitas: sinais de manipulação cirúrgica nas cavidades paranasais à esquerda; sinusopatia inflamatória com trombose do seio cavernoso à esquerda; abscesso intracraniano basofrontal esquerdo e na rinofaringe; abscesso subperiosteal na parede medial da órbita esquerda e na gordura retroantral. Exame oftalmológico mantido. Realizado abordagem cirúrgica do abscesso frontal e mantido Anfotericina B EV, com estabilização dos quadros clínico geral e oftalmológico.

Conclusão

Na síndrome do seio cavernoso / ápice orbitário deve-se descartar causas infecciosas, especialmente em imunodeprimidos. Quando suspeita-se de mucormicose, o tratamento deve ser realizado de forma rápida e agressiva, através da cirurgia para remoção das áreas de necrose e da utilização de antifúngicos EV. Ainda assim, há elevadas taxas de mortalidade e morbidade.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás