Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre


Código: P31

Área Técnica: Educação Médica

INSTITUIÇÃO ONDE FOI REALIZADO O TRABALHO

  • Principal: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

AUTORES

  • FELIPE SOUZA CAMPOS FREITAS (Interesse Comercial:NÃO)
  • Raquel Morales Vieira (Interesse Comercial:NÃO)
  • Thailom Azevedo Mendes (Interesse Comercial:NÃO)
  • Sara Aguiar de Souza Caldas (Interesse Comercial:NÃO)

Título

FIQUE DE OLHO: EDUCAÇAO EM SAUDE OCULAR EM SAO LUIS - MA

Objetivo

Difundir informações relacionadas a doenças oculares para a população leiga com a finalidade de promover saúde ocular e prevenção precoce de problemas visuais.

Método

Uso de meio virtual para propagação de informação referente a saúde ocular, através das redes sociais da Liga Acadêmica de Oftalmologista do Maranhão – UFMA, como Facebook e Instagram. Além da atuação no meio virtual, será também ocupação do projeto a produção de materiais impressos, tendo-se de início o formato “folder” e realização de eventos.

Resultado

As atividades desenvolvidas consistiam de publicações em redes sociais sobre diversos temas relacionados à saúde ocular. De forma a ampliar a divulgação de informações, foram também realizados eventos. Uma ação relacionada ao Dia Mundial da Visão (8 de outubro de 2015) no SESC Turismo, voltado ao público idoso, contou com a presença de 40 participantes, sendo aplicado questionários que demonstraram uma idade média de 70,4 anos e 77,5% (31) mulheres, de todos os participantes 22,5% (9) são diabéticos e 1 deles apresenta repercussões oculares da alta glicemia (Retinopatia Diabética), 50% (20) são portadores de hipertensão arterial. Dentre as doenças oculares encontradas 8 (20%) não apresentavam queixas oculares, 18 (45%) tem ou já operaram de catarata, 7 (17,5%) têm miopia, 2 (5%) têm astigmatismo, 3 (7,5%) é portador e tratam glaucoma, 1 (2,5%) queixa-se de moscas volantes e 1(2,5%) apresenta pterígio. Nenhum paciente relatou mais de uma queixa visual e os pacientes diabéticos foram questinados quanto a tempo de doença, média de 16,5 anos e quanto ao mapeamento de retina.

Conclusão

As atividades de extensão decorridas promoveram o intercâmbio de informações com um grupo de pessoas que nem sempre tem a oportunidade de falar e ouvir sobre seu corpo e sua saúde, permitindo o esclarecimento de dúvidas que podem influenciar positivamente em hábitos de vida saudáveis e na atenção para saúde ocular.


Realização

Realização - CBO

Transportadora Oficial

Shuttle

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Cota Diamante

Alcon

Cota Platina

Allergan
Genom

Cota Ouro

Bausch + Lomb
Latinofarma

60º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

3 a 6 de setembro | Goiânia | Goiás