Código: RC067
Área Técnica: Neuroftalmologia
HIPERTENSAO INTRACRANIANA BENIGNA ASSOCIADA AO USO DE HORMONIO DO CRESCIMENTO COM REGRESSAO ESPONTANEA DO PAPILEDEMA.
Relatar condição rara de hipertensão intracraniana benigna (HIC) relacionada ao uso de hormônio do crescimento (GH) para tratamento de baixa estatura.
G. H. N., procedente de Ariquemes-RO, masculino, 13 anos e 8 meses, encaminhado para consulta oftalmológica com quadro de cefaleia holocraniana intensa, êmese, vertigem subjetiva e turvação visual. O mesmo se encontrava no 20º dia de tratamento com Somatropina 0,1 U/Kg/dia SC para tratamento de déficit de crescimento por insuficiência na produção de GH, devidamente documentado por exames de radiografia dos ossos da mão para avaliação da idade óssea, testes da clonidina, IGF-1 e IGFBP3. Exame oftalmológico: Acuidade Visual c/c = 20/25 AO, PIO = 14 mmHg AO, Biomicroscopia = sem alterações AO, F.O. = papiledema bilateral AO; retina e mácula sem lesões AO. Desta forma, foi optado pela interrupção do tratamento hormonal. Após a suspensão do GH, os sintomas acima descritos se resolveram espontaneamente, com completa regressão do edema de papila, e acuidade visual final = 20/20 em ambos os olhos.
O tratamento com GH é considerado padrão para baixa estatura, entretanto deve-se ficar atento aos possíveis efeitos colaterais, dentre eles a hipertensão intracraniana benigna, que atinge 1:1000 crianças que utilizam GH. O desenvolvimento de HIC benigna não está definido, mas sabe-se que ocorre aumento da pressão liquórica com ausência de processo expansivo intracraniano. Há relatos do uso de Acetazolamida e Corticoterapia sistêmica, porém, apenas a suspensão do uso do GH, pode ser suficiente para a resolução completa do quadro, como descrito neste caso.